quinta-feira, 2 de abril de 2015

BACTÉRIAS

A Descoberta:

As bactérias foram descobertas por Antoni van Leeuwenhoek em 1683. Leeuwenhoek era um negociante holandês que tinha como passatempo polir lentes e construir microscópios. Com um desses aparelhos ele observou resíduos retirados de seus próprios dentes e, para sua surpresa, viu seres minúsculos em forma de bastonetes. Ele também observou seres microscópicos semelhantes em muitos outros materiais (água parada, gota de água sobre plantas etc.). Em suas descrições, ele refere-se a esses seres microscópicos como "animálculos", que significa pequenos animais.     
   
Seres microscópicos como descobertos por Leeuwenhoek somente passaram a despertar o interesse dos cientistas no final do século XIX, quando médico alemão Robert Koch (1843-1910) descobriu que eles eram a causa de uma doença do gado, o antraz. Até então, a noção de que as bactérias podiam causar doenças foi sendo lentamente aceita, com a demonstração da origem bacteriana de diversas doenças humanas, como a gonorreia, tifo, lepra ect.
    O fato de certa doenças causadas por bactérias levou à ideia de que todas elas eram prejudiciais. Conta-se que Pasteur tinha horror à sujeira (onde ele sabia haver bactérias) e evitava apertar as mãos das pessoas. As bactérias foram inicialmente classificadas entre as plantas; em 1894, Ernst Haeckel incluiu-as no reino Protista e atualmente as bactérias compõem um dos três domínios do sistema de classificação cladístico. Vulgarmente, utiliza-se o termo "bactéria" para designar também as archaebactérias, que actualmente constituem um domínio separado. As cianobactérias (as "algas azuis") são consideradas dentro do domínio Bactéria.

ESTRUTURAS E CLASSIFICAÇÃO:

     As bactérias são seres mais amplamente disseminados pela face da Terra. Encontram-se no ar , na água,no solo,nos objetos,sobre os animais e as plantas,vivendo muitas delas livremente, por seus próprios recursos,enquanto outras se adaptam a outros organismos,parasitando-os ou com eles vivendo em simbiose ou adotando outras formas de vida.
   As dimensões bacterianas são muito diminutas. As bactérias são medidas em micrômetros. O micrômetro, antigamente chamado mícron(sing.) e micra(plur.), é a milésima parte do milímetro,sendo representado por µm. 
      Algumas bactérias possuem flagelos,que lhes conferem movimentos ativos de locomoção. Muito comumente, as bactérias são encontradas vivendo em saprofitismo, isto é, nutrindo-se da matéria orgânica em decomposição no meio. Outras possuem pigmentos especiais que lhes permitem realizar fotossíntese. Estas são as bactérias autotróficas. Elas não possuem clorofila,mas pigmentos semelhantes à clorofila. Há alguns tipos de bacterianos que são autotróficos mas realizam reações de oxidação de compostos inorgânicos do meio e obtêm a energia com que promovem a síntese de matéria orgânica a partir de substâncias inorgânicas sem necessidade da luz. Existem bactérias anaeróbias, isto é, bactérias que vivem em plena ausência de oxigênio. O Clostridium tetani(causador do tétano) é um exemplo. Mas a maioria das bactérias se enquadra entre seres aeróbios,ou seja,aqueles que exigem a presença do oxigênio para a sua respiração. 
      Dependendo da forma que apresentam,as bactérias recebem nomes especiais: 
      
  




   
     
 As bactérias são portadoras de uma parede celular rígida, como sucede as células dos vegetais.Todavia,essa parede celular nunca é de celulose. Ela é constituída de aminoglicosídeos e outras substâncias.
 Parede celular - envoltório extracelular rígido responsável pela forma da bactéria constituída por um complexo protéico - glicídico (proteína + carboidrato) com a função de proteger a célula contra agressões físicas do ambiente.Obs.: Não possui celulose como as das células vegetais.


Cápsula - camada de consistência mucosa ou viscosa formada por polissacarídeos que reveste a parede celular em algumas bactérias. É encontrada principalmente nas bactérias patogênicas, protegendo-as contra a fagocitose.

Membrana Plasmática - mesma estrutura e função das células eucariontes.
Obs.: Nas bactérias ocorrem invaginações na membrana plasmática que concentram as enzimas respiratórias: os mesossomos.

Citoplasma - formado pelo Hialoplasma e pelos Ribossomos. Ausência de organelas membranosas.

Nucleóide - é a região onde se concentra o cromossomo bacteriano, constituído por uma molécula circular de DNA. É o equivalente bacteriano dos núcleos de células eucariontes. Não possui carioteca ou envoltório nuclear. Além do DNA presente no nucleóide, a célula bacteriana pode ainda conter moléculas adicionais de DNA, chamadas Plasmídios ou Epissomas.

Flagelos - apêndices filiformes usados na locomoção.

Fímbrias - apêndices filamentares, de natureza proteica, mais finos e curtos que os flagelos. Nas bactérias que sofrem conjugação, as fímbrias funcionam como pontes citoplasmáticas permitindo a passagem do material genético.
      
   O DNA bacteriano se mantém aderido a uma prega de membrana plasmática voltada para dentro chamada mesossomo.Durante a reprodução binária de uma bactéria,o DNA se duplica.A célula aumenta de volume e se fende de forma a deixar um DNA em cada nova célula-filha.

  

A REPRODUÇÃO DAS BACTÉRIAS:

     As bactérias podem se reproduzir muito rapidamente, dando origem a um número muito grande de descendentes em apenas algumas horas. A maioria delas tem reprodução assexuada, principalmente por cissiparidade ou divisão simples. 
      As bactérias se reproduzem principalmente dividindo-se em duas. Em boas condições ambientais e com fartura de alimento, elas podem duplicar-se a cada 20 minutos.
     Surgem três gerações de bactérias a cada hora. Em 24 horas, repetidas divisões produzem 5 sextilhões de novas bactérias. 


  


     Algumas bactérias se reproduzem sexuadamente por conjugação. Assim, duas bactérias se unem e uma delas recebe o material genético da outra.
      Em seguida,elas se separam e aquela que recebeu o material genético se divide em duas. 







Nutrição: 

      As bactérias podem ser heterotróficas ou autotróficas. 
      As heterotróficas alimentam-se principalmente da matéria orgânica que conseguem decompondo organismos mortos; são chamadas de decompositores(alguns também chamam essas bactérias de saprófitas). 
        A atividade decompositora das bactérias permite que a matéria orgânica presente nos organismos mortos seja transformada em matéria inorgânica, como os sais minerais, que são liberados no ambiente e podem ser absorvidos por uma planta. Assim, as bactérias decompositoras contribuem para aa reciclagem da matéria da natureza. Algumas bactérias heterotróficas vivem como parasitas , retirando de outros seres as substâncias nutritivas de que necessitam e causando-lhes doença.
       Exitem também bactérias heterotróficas que se associam com outros seres vivos , estabelecendo uma relação de mutualismo, em que ambos são beneficiados. Nas raízes do feijão , por exemplo, existem bactérias que fixam o nitrogênio do ar, transformando-o em nitratos. O feijoeiro,então, absorve parte dos nitratos, que contribuem para seu desenvolvimento;por sua vez, a planta fornece às bactérias parte do alimento que fabrica através da fotossíntese. 


      As bactérias autotróficas produzem seu próprio alimento por meio da fotossíntese ou da quimiossíntese . Na fotossíntese, a energia utilizada na produção do alimento vem da luz solar. Na quimiossíntese, a energia vem de algum composto químico ao ser "queimado". 
No solo, vivem certas bactérias do gênero Nitrosomonas. Essas bactérias, "queimando" uma substância chamada amônia, obtêm energia. Com essa energia, fabricam o seu próprio alimento, a partir de gás carbônico e de água. São,pois,autotróficas quimiossintetizantes.


A RESPIRAÇÃO DAS BACTÉRIAS :

     A respiração celular é um fenômeno que consiste,basicamente, na extração da energia química armazenada nos alimentos;essa energia é, então, utilizada nas atividades celulares. 
     Na respiração, o organismo pode, ou não, usar gás oxigênio. Quando usam esse gás, são chamados de organismos aeróbicos;quando não usam, são chamados de organismos anaeróbicos.
     Entre as bactérias, existem formas aeróbicas e anaeróbicas. Bactérias utilizadas em estações de tratamento de esgoto para decompor matéria orgânica, por exemplo, são aeróbicas. Já as bactérias causadoras do tétano são anaeróbicas. 

BENEFÍCIOS E MALES:

     Muitas bactérias são benéficas para os seres humanos. Por exemplo:
- Bactérias fermentadoras - permitem a produção de coalha,iogurte,queijos,vinhos,vinagres,etc. 
-Bactérias mutualísticas - vivem,por exemplo, no intestino humano, formando a flora intestinal.Em nosso intestino, essas bactérias decompões resíduos vegetais que não foram bem digeridos e fornecem ao nosso corpo vitaminas do complexo B; por sua vez, encontram no intestino humano um ambiente adequado para viver. 

    Algumas bactérias, porém, provocam doenças no homem e também nas plantas e em outros animais. Elas são chamadas bactérias patogênicas A tuberculose,o tétano,a lepra, sífilis,a cólera e a pneumonia são exemplos de doenças provocadas por bactérias patogênicas nos seres humanos. 


-Cólera:


bactéria Vibrio cholerae
Contaminação: ingerindo água ou alimento contaminado com fezes (onde está a bactéria).
Sintomas: Ataca principalmente o intestino delgado causando diarréia com eliminação de muita água, levando a desidratação severa
Tratamento: com antibióticos
Profilaxia: saneamento básico e higiene lavando os alimentos


-Coqueluche:

bactéria: Bordatella pertussis
Contaminação: pelo ar, contato com a saliva de pessoas contaminadas
Sintomas: ataca as vias respiratória causando uma tosse seca
profilaxia: vacinação e evitar o contato com pessoas contaminadas









-Tétano:


Bactéria: Clostridium Tetani
Contaminação: entrar em contato com o esporo da bactéria que penetra por um ferimento
Sintomas: a bactéria libera uma toxina que causa paralisia muscular, afetando o diafragma podendo levar a parada respiratória.
Profilaxia: vacinação, evitar andas descalços






-Pneumonia:


Bactéria: Streptococus pneumoniae ou Diplococus pneumoniae
Contaminação: ar, saliva e secreções de alguém contaminado
Sintomas: a bactéria ataca os alvéolos pulmonares causando uma infecção pulmonar
Profilaxia: vacinação, evitar contato com pessoas contaminadas





-Tuberculose:

Bactéria: Mycobacterium tuberculosis
Contaminação: ar, saliva de pessoas contaminadas
Sintomas: ataca os alvéolos pulmonares, destruindo-os e adentrando na corrente sanguínea, podendo atacar outras partes do corpo
Profilaxia: vacina, evitar contato com pessoas doentes






-Leptospirose:

Bactéria: leptospira interrogans
Contaminação: água com urina de rato
Sintomas: dores pelo corpo e febre alta
Profilaxia: evitar acumulo de lixo que atraia ratos e contato com a água da chuva em enchentes


-Botulismo:


Bactéria: Clostridium botulinum
Contaminação: a bactéria nos alimentos produz toxinas e o contágio se dá pela ingestão dessas toxinas.
Sintomas: a trasmissão de impulsos nervosos para os músculos é interrompida - paralisia muscular
Profilaxia: controle rígido de higiene por parte das indústrias para evitar a contaminação do alimentos antes de serem enlatados
*Lata estufada à alimento contaminado, pois a bactéria libera um gás estufando a lata



-Sífilis:


Bactéria: Treponema pallidum
Contaminação: DST
Sintomas: lesão nos órgãos genitais indolores, lesões nas mão e na sola dos pés que após um tempo desaparece, ataca o sistema nervoso podendo levar a morte.
Profilaxia: camisinha


-Gonorréia:

bactéria: Neisseria gonorrhoeae
Contaminação: DST
Sintomas: ataca a uretra causando secreções, podendo causar esterilidade
Profilaxia: camisinha





-Meningite:


Bactéria: Neisseria meningitidis
Contaminação: ar, saliva
Sintomas: ataca as meninges que são membranas que revestem o sistema nervosos central, causando paralisia na nuca e lesões no sistema nervosos central -- cegueira, surdez, morte
Profilaxia: vacina, evitar contato com doentes

FONTE: OS SERES VIVOS-CARLOS BARROS,WILSON ROBERTO PAULINO
               BIOLOGIA BÁSICA VOLUME 2 -JOSÉ LUÍS SOARES
               http://bacteriasmicrobiologia.blogspot.com.br/2009/03/descoberta-dos-microrganismos.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário